Projeto Viver e Construir a História no espaço escolar
Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é
uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi
desenvolvido na perspectiva de possibilitar o bom desenvolvimento desta função.
2 – Professora responsável:
Maria Elza e Maria L. Araujo Silva estagiária de Geografia.
3 – Público-alvo: 7º Ano do Ensino
Fundamental II.
4–Duração: ano letivo de
2012.
5- Disciplina envolvida:
História e Geografia
6- JUSTIFICATIVA
Possibilitar ao aluno o acesso a informações complementares a respeito do feudalismo.
7- OBJETIVOS
Identificar as características econômicas, sociais e políticas do feudalismo;
Conhecer a estrutura física dos feudos (habitação a divisão das terras e as demais instalações.
8-RECURSOS
Espaço de terra para o plantio, Sucatas para confecção de maquetes, tintas, pincéis e papel Sulfite.
9- ETAPAS DO PROJETO
Leituras de textos e explicações em sala de aula
Conhecimento e limpeza do espaço da escola para a realização do projeto.
Possibilitar ao aluno o acesso a informações complementares a respeito do feudalismo.
7- OBJETIVOS
Identificar as características econômicas, sociais e políticas do feudalismo;
Conhecer a estrutura física dos feudos (habitação a divisão das terras e as demais instalações.
8-RECURSOS
Espaço de terra para o plantio, Sucatas para confecção de maquetes, tintas, pincéis e papel Sulfite.
9- ETAPAS DO PROJETO
Leituras de textos e explicações em sala de aula
Conhecimento e limpeza do espaço da escola para a realização do projeto.
Limpeza do terreno.
Leituras de textos e explicações sobre os legumes
que serão plantados.
Plantio e produção de relatório de todas as fases
do projeto.
Confecção de maquetes e cartazes
Colheita dos legumes
plantados
Exposição da pesquisa
11- TEMPO PREVISTO
Ano letivo de 2012.
12- AVALIAÇÃO
Processual, observando o interesse dos alunos, a participação, o conhecimento adquirido, produção de textos e a apresentação.
Exposição da pesquisa
11- TEMPO PREVISTO
Ano letivo de 2012.
12- AVALIAÇÃO
Processual, observando o interesse dos alunos, a participação, o conhecimento adquirido, produção de textos e a apresentação.
Candido ( colaborador da Casa de Cultura Projeto Gente Pq São Rafael) desde o inicio do projeto tem nos acompanhado e orientado. O nosso agradecimento.
Dia da construção da maquete do Feudo( material caixas de leite, cola, papel pardo, e papelão). Trabalho realizado com auxilio de Maria Luciene (estagiaria de geografia)
Castelo construção tipica do período Medieval ( Século V - XV)
Obrigada a todos que colaboraram com esta aula diferente, em especial a professora Valery e Maria Luciene.
Gorete uma apaixonada pela vida.
Até o tempo colaborou.
Exposição com monitoria dos alunos.